10
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Em tempos de pandemias e de impactos nas atividades de profissionais de diversas áreas é comum surgir incertezas quanto ao futuro e até mesmo o que fazer neste período. Em virtude do Covid-19 e das diretrizes de isolamento social, se faz necessário criar competências informacionais para atender as demandas sociais criadas neste contexto.

É com esse intuito que as bibliotecárias Daniela Spudeit e Claudia Souza estão organizando uma publicação para divulgar as práticas informacionais e pesquisas acerca da atuação dos profissionais da informação em época de pandemias.

A chamada para submissão de capítulos da publicação tem como temática a “Atuação de arquivistas, bibliotecários e museólogos em época de pandemias”. Os textos serão avaliados de acordo com o rigor metodológico e devem ter entre 10 e 20 páginas. Os textos selecionados vão compor um e-book de acesso gratuito. Prazo para envio é até 01 de junho e deve ser enviado para o e-mail: ebookpandemia@gmail.com.

Divulgação da chamada para publicar na coletânea. Fonte: Divulgação

Professora nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação de Gestão de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Daniela Spudeit, identificou a necessidade de criar a coletânea online depois de perceber que o assunto está sendo debatido por profissionais em grupos de diferentes mídias sociais. Diante disso, convidou Claudia Souza, sua companheira de escritas e pesquisas, para organizar a coletânea de acesso aberto.

“Este assunto está sendo muito debatido por profissionais que atuam em diferentes tipos de ambientes informacionais ou mesmo para quem presta serviços de forma autônoma. Os debates giram tanto em relação à questão operacional de realizar tarefas para continuar a atender de forma remota, como aspectos psicológicos, dúvidas tecnológicas sobre as ferramentas etc. Tem dicas valiosas, principalmente nas lives que se proliferam durante o período de isolamento social. A ideia é organizarmos uma coletânea de acesso aberto online para agrupar num único lugar essas ações, visibilizar práticas e servir como referência para outros profissionais que estão sem saber o que fazer”, destaca Spudeit.

Mestranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT), Claudia Souza, ressalta que a ideia da publicação é a de dar visibilidade as práticas profissionais que estão sendo desenvolvidas na atual conjuntura. “Neste momento de pandemia e de isolamento social tem muitos profissionais que trabalham em funções essenciais. Continuam trabalhando de forma estratégica e ainda não conhecemos essas iniciativas. A ideia desta publicação é dar visibilidade para essas práticas profissionais em um momento tão singular. É o momento de mostrar que arquivos, bibliotecas e museus também são essenciais”, ressalta Claudia.

A ideia é que a publicação seja lançada ainda neste ano. Caso você tenha interesse em contribuir com a coletânea, envie seu artigo para ebookpandemia@gmail.com até o dia 01 de junho.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Aquiles Brayner revela os motivos de sua exoneração do DLLLB

Próximo post

Editora Fiocruz disponibiliza 182 livros em acesso aberto