1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por O Globo

A Nasa (Agência Espacial Americana) disponibilizou em seu site uma imperdível coleção de sons gravados ao longo de suas missões pelo espaço sideral. Todos os arquivos podem ser baixados gratuitamente.

Mais de 60 amostras foram adicionados à nova conta “Soundcloud”, que pertence à Nasa. Os ouvintes, no entanto, não podem deixar comentários debaixo dos arquivos.

Há passagens que ficaram famosas entre o grande público, como o “Houston, nós tivemos um problema”, comunicado por astronautas da desastrada missão Apolo 13, além de alguns barulhos mais abstratos feitos por naves espaciais no momento do lançamento e detritos, típicos de filme de ficção científica.

Escute aqui o “Houston, nós tivemos um problema”.

Vale lembrar que, no próprio espaço propriamente dito, o som é incapaz de se propagar, pois não há ar.

É possível ainda ouvir as palavras de Neil Armstrong “um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”, que antecederam a chegada do homem à Lua com a missão Apolo 11. Nessa mesma expedição, o ouvinte pode escutar o aviso “Eagle pousou”, alertando para o pouso bem sucedido da nave em solo lunar.

Escute aqui o “um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a Humanidade”.

Coincidência ou não, a Nasa lançou a sua “biblioteca sonora” ao mesmo tempo em que o Twitter permitiu que seus usuários incorporem áudio em tweets.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

O dia em que a internet sumirá

Próximo post

Eleição presidencial 2014: Biblioo torna pública sua opção

1 Comentário

Deixe uma resposta