0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Assessoria de Comunicação da Secult-RJ

A Biblioteca-Parque da Rocinha (BPR) está completando quatro anos de atividades e parceria com a comunidade e, para comemorar a data, o espaço da Secretaria de Estado de Cultura oferecerá uma programação especial no próximo sábado, 04/06, das 10h30 às 18h30. Ao longo do dia, os visitantes poderão participar de aulões de yoga, dança do ventre, valsa e capoeira, sarau, maratona de contação de histórias, e até uma esquete teatral com a atriz e diretora da companhia Vou Ali e Já Volto, Dione Prado.

Inspirada no modelo colombiano cujo objetivo é levar cultura a áreas de risco, a BPR se tornou, aos poucos, o ponto de encontro dos moradores. “A Biblioteca-Parque da Rocinha é o único equipamento público de cultura na comunidade, apenas este fato é o suficiente para expressar o quanto ela é especial para as pessoas que vivem aqui. É essencial ressaltar que o mais importante não é a biblioteca estar cheia o tempo inteiro, e sim que esteja sempre de portas abertas”, pondera Aurélio Mesquita, da Cia. De Teatro Roça Caçacultura.

Desde que foi inaugurada em junho de 2012, a Biblioteca-Parque da Rocinha, também conhecida como C4 pelos moradores da favela (seus quatro C’s significam Centro de Convivência, Comunicação e Cultura), já recebeu mais de 145.680 visitantes, emprestou mais de 14.822 livros e emitiu mais de 4.988 carteirinhas para sócios. O espaço possui cinco andares, divididos em DVDteca, teatro, café literário, cozinha-escola, onde acontecem os cursos voltados para os moradores da comunidade, biblioteca infantil e sala multiuso, e reúne um acervo de  mais de 14 mil livros, e 915 DVDs.

Além da vasta coleção e da versatilidade do ambiente para os visitantes mais assíduos, um dos grandes destaques da Biblioteca-Parque da Rocinha é a relação de pertencimento ao espaço e de amizade com os funcionários. “O que mais me emociona é saber que eu posso recorrer à biblioteca em um momento de necessidade. Não só ao espaço físico e tudo o que ele abriga, mas aos funcionários, que demonstram todo o seu carinho e fazem com que eu me sinta em casa”, afirma a escritora Chica da Rocinha.

Para Angell Araujo, da Cia. Semearte, a comemoração do aniversário da BPR também deve celebrar a transformação da comunidade através da cultura. “Não sabemos onde estaríamos hoje sem a biblioteca, digo isso por ouvir dos jovens que frequentam a BPR e dos próprios pais o quanto é realizado aqui. Tenho muito orgulho de participar da história desse lugar que muda vidas”.

Veja a programação completa:

10h30 – Exibição de vídeos com depoimentos de artistas, parceiros e grupos ligados à BPR (na DVDteca);

11h – Aulão de yoga (na varanda da Internet);

12h – Aula especial de dança do ventre (na sala corpo);

13h – Sarau Letras da Favela, promovido por Jailson Pinheiro (na varanda da Internet);

14h – Aula de valsa com o professor Alexander Izaías (na sala corpo);

14h – Maratona de contação de histórias com convidados (no teatro);

15h – Inauguração da nova fachada e exibição do vídeo institucional das Bibliotecas-Parque (na DVDteca);

15h30 – Aulão de capoeira (na varanda da Internet);

16h – Esquete teatral com Dione Prado (no teatro);

16h – Aula da Cia Livre de Dança, com a professora Ana Lúcia (na sala corpo);

17h30 – Aula Stúdio de Artes Espaço Aberto, com a professora Yolanda Demétrio (na sala corpo).

Serviço:

Endereço: Estrada da Gávea, 454, Rocinha, Rio de Janeiro
Funcionamento: De terça a sábado, das 10h30 às 18h30
Telefone: (21) 2334-7097 / 7098

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

'Valeu, Biblioteca' ajuda aumentar coleção de acervos brasileiros

Próximo post

Veja a programação completa da Flip 2016

Sem comentários

Deixe uma resposta