0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do G1 PI.

Um grupo formado por vinte mulheres resolveu mudar a realidade de uma escola na zona rural de Miguel Alves, a 110 km de Teresina, [Piauí]. O grupo Lúmens se sensibilizou com a precária situação em que a instituição se encontrava, então resolveu se juntar com os moradores para comprar móveis e reformar uma parte da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada na comunidade Sambaíba, além de construir uma biblioteca.

Foto: facebook.com/grupolumensthe
Foto: facebook.com/grupolumensthe

“Em 2014 visitamos pela primeira vez a escola, nos sensibilizamos com a estrutura do local e com a situação da comunidade. Fizemos nossa primeira ação na Páscoa distribuindo ovos, realizando oficinas de leitura, depois conseguimos móveis e materiais escolares. Com o tempo, percebemos que a melhor forma de mudar a realidade daquela comunidade era construindo uma biblioteca”, explicou a organizadora do grupo, Flaviane Tajra, dando conta que está sendo feita uma campanha de arrecadação de fundos pela internet.

Para impulsionar as doações foi criada nas redes sociais a campanha com a hashtag ‪ #‎projetobibliotecadetaipa‬ e uma página no Facebook. A organizadora revela que são necessários R$ 2.350 para a construção do telhado da biblioteca.

“O restante vamos fazer com ajuda dos moradores porque iremos utilizar técnicas sustentáveis, elementos naturais como o barro que encontramos na região e arborizar ao redor do local. Os moradores podem até utilizar essas técnicas em suas casas”, esclareceu Flaviana, que é arquiteta.

Fundações da biblioteca já foram colocadas. Foto: facebook.com/grupolumensthe.
Fundações da biblioteca já foram colocadas. Foto: facebook.com/grupolumensthe.

A integrante do grupo Lúmens ainda complementa que essas ações conquistaram os moradores e podem dar um futuro melhorar para as crianças. “Desde que chegamos observamos que os moradores melhoraram a auto estima. Com a construção da biblioteca, podemos formar seres pensantes, as crianças podem criar gosto pela leitura e quem sabe se formar e ter uma profissão. Esse ano faremos de novo a Páscoa com oficinas e distribuição de lanches para todos”, finalizou Flaviane.

O Secretário de Educação de Miguel Alves, Jilton Vitorino de França, informou que a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição será reinaugurada próxima semana com nova estrutura, móveis e com espaço para sala de informática. Sobre a biblioteca, o secretário afirmou que a mesma terá um espaço que fará parte da escola, mas não deixou claro se a obra terá investimentos da gestão municipal.

Internauta havia denunciado condições de escola

Em março de 2015, uma internauta enviou fotos por meio da ferramenta interativa VC no G1, mostrando a situação da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. Com uma estrutura totalmente deficiente, a unidade era conhecida como ‘Escolinha de Taipa’.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

MinC: plano de cultura paulistano pode ser “espelho” para o Brasil

Próximo post

Nove universidades federais somam déficit de R$ 400 milhões em 2015

Sem comentários

Deixe uma resposta