0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Com o advento da Internet e das redes sociais diversos jovens estão criando novas formas de comunicação e interação explorando as plataformas digitais gratuitas que estão disponíveis no universo digital. Os “youtubers” e os “vloguens” estão criando e divulgando conteúdos que abarcam diversas temáticas, dentre elas, leituras, indicações e resenhas de livros, poesias, assuntos do cotidiano, entre outros.

Na área de Biblioteconomia essas iniciativas estão crescendo e conquistando seus espaços como é o caso da bibliotecária Gabriela Bazan, com o canal do youtube intitulado, “É o último, eu juro”, com indicação de leituras, resenhas e vídeos que foi destaque em entrevista da edição 52 da Revista Biblioo.

Com o intuito de divulgar a Biblioteconomia para seus familiares, Alex Sandro Leal, estudante de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí, criou o Biblio Space, um canal no youtube para falar de forma simples de sua profissão. A Revista Biblioo conversou com o futuro bibliotecário para saber mais a respeito dessa iniciativa.

Como surgiu a ideia do Biblio Space?

Vasculhando a internet atrás de informações sobre a profissão, vi que apenas tinha conteúdo de Ensino à Distância (EAD) ou mini cursos, ou seja, apenas vídeos didáticos da Biblioteconomia, tinha pouca coisa com essa pegada dos jovens, com essa nova onda de “youtubers”, “vloguens” e etc. Então, por que não inovar? Eu queria que meus familiares soubessem que tipo de atividade minha profissão faz.

Qual a proposta do canal?

Biblio Space é um canal intrépido que envolve tudo e todos em torno da Biblioteconomia e do seu universo. Ele é capaz de desvendar e esclarecer aspectos dessa área para leigos e doutores. Através do mesmo, vamos nos tornar agentes mediadores de informação, no intuito de que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória a todos.

Você acredita que tem crescido a quantidade de iniciativas na internet idealizadas por bibliotecários e estudantes de biblioteconomia? Como você avalia a importância desses espaços para a área?

Sim.  Tem aumentado bastante, temos como “amplificador” as redes sociais, com seus grupos de determinadas áreas, que surgem ideias, os blogs estão crescendo cada vez mais e agora acredito que no vídeo tenha mais iniciativas, pois dessa força, vejo que a nossa classe vai atingir um outro nível de alcance, vamos ficar muito mais visíveis.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

eDOC Rio - Gestão de Documentos, Informações e do Conhecimento Aplicada a Projetos de Engenharia

Próximo post

Biblioteca parque pioneira do país comemora seis anos de funcionamento

Sem comentários

Deixe uma resposta