0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Num contexto de desmobilização e descrença em face aos órgãos de classe, é no mínimo ousada a instituição de uma nova associação profissional. Entretanto, algo diferente parece se desenhar.

A Associação de Profissionais da Informação (ABRAINFO), instituída por um grupo de profissionais destacados de São Paulo, dentre os quais Luiz Milanese e Briquet de Lemos são os mais proeminentes, aparece com propostas que lançam luz ao cotidiano muitas vezes desanimador de categorias acostumadas (ao que parece) à condição de profissões menores: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.

Diferente das organizações profissionais tradicionais, como Sindicatos e Conselhos, onde o profissional é impelido, sob pena de punição, a se filiar e contribuir, uma associação se destaca pelo voluntarismo: quem está ali está por que quer, e por algum motivo, enxergou naquela instituição uma possibilidade nova de ser ator de sua própria história.

Nesse mês a ABRAINFO anunciou a instituição de sua personalidade jurídica, o que lhe garante legalidade perante a sociedade. O que falta agora, segundo seu diretor, Luiz Milanese, é a legitimidade. Para isso, a ABRAINFO tem de mostrar com muito trabalho a que veio.

Mas ela não será capaz de fazer isso sozinha. Os profissionais da informação precisam se mobilizar de modo a garantir essa legitimidade. O primeiro passo certamente pode ser dado com a filiação. Nós da Revista Biblioo apoiamos integralmente essa iniciativa e conclamamos a todos: Profissionais da informação do Brasil inteiro, filiai-vos!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Somos prisioneiros de nós mesmos!

Próximo post

A história em rolos

2 Comentários

  1. Eliana Joas Gaiga
    27 de junho de 2013 a 20:42 —

    Curso Biblioteconomia e Ciência da Informação na FEESPSP e sou Presidente do Centro Academico de Biblioteconomia Rubens Borba de Moraes. Gostaria de se possível fazer uma parceria com vocês trocando informações com o centro acadêmico. Além disso, participo e apoio a ABRAINFO.

    Parabéns e obriga por este canal de informação.

    Att.

    Eliana

  2. Chico de Paula
    7 de julho de 2013 a 0:54 —

    Sim, Eliana. Me envia um email que iniciamos uma conversa: chico@biblioo.info

Deixe uma resposta