1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Em 2014, a Universidade Federal Fluminense (UFF) está comemorando os 45 anos da Superintendência de Documentação (SDC) e 20 anos da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG).

Durante a Agenda Acadêmica da UFF, a SDC aproveitou a oportunidade para mostrar à comunidade um pouco da sua estrutura e atividades através de visitas guiadas as unidades de informação: a BCG (ver programação 1) e o Arquivo. No dia 17 de outubro, houve uma celebração homenageando a marca de 45 anos de criação do sistema sob o título: “As primaveras da SDC” no auditório Florestan Fernandes localizado na Faculdade de Educação, bloco D, Campus Gragoatá, Niterói (ver programação 2). A programação deste evento comemorativo contava com uma palestra com a professora Célia Ribeiro Zaher e homenagem aos ex-diretores e o lançamento do vídeo institucional dos 45 anos da SDC. O evento foi amplamente divulgado através das redes sociais.

Teve início com a fala da atual administração da SDC,  Ana Maria de Hollanda Cavalcanti de Sá Couto. Segundo a mesma, a SDC era o único sistema que abrangia biblioteca, arquivo e laboratórios numa universidade brasileira até três anos atrás. Além disso, ela ressaltou a importância do órgão na instituição, destacando ações dos profissionais no auxílio à pesquisa. Mencionou que, atualmente, o SDC possui sob a sua administração vinte e sete bibliotecas, um arquivo central e dois laboratórios (ver organograma) e que ao todo são quase 400 técnico-administrativos, sendo entre eles 133 bibliotecários, 10 arquivistas, além do pessoal de apoio.

Organograma da Superintendência de Documentação (SDC) da UFF. Fonte: https://www.ndc.uff.br/content/organograma
Organograma da Superintendência de Documentação (SDC) da UFF. Fonte: https://www.ndc.uff.br/content/organograma

Na conferencia intitulada “Cooperação Internacional de Informação”, a professora Célia Ribeiro Zaher contou para uma grande plateia os principais fatos da Biblioteconomia nacional e internacional, destacando suas atuações na área,  principalmente,  suas atividades na UNESCO. Em seguida, deram início as homenagens. Primeiramente, as homenageadas foram as idealizadoras do Núcleo de Documentação, as professoras Célia Ribeiro Zaher e Hagar Espanha de Gomes, dois ícones da Biblioteconomia Brasileira e, em seguida, os ex-diretores. Estes contaram brevemente sobre a contribuição de cada um para a instituição.

Como estava previsto na programação, foram exibidos vídeos institucionais (um sobre a SDC e um da BCG). O vídeo da SDC ainda não se encontra disponível na Internet, porém o da BCG está no blog da mesma: https://bibliotecacentraldogragoata.blogspot.com.br/2014/09/20-anos-da-bcg-video_1.html

O evento foi finalizado na própria sede da SDC com direito a um lanche comemorativo onde bibliotecários,  arquivistas,  docentes, ex-diretores, representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7), alunos e ex-alunos da instituição confraternizaram.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Projeto reduz pena de presos

Próximo post

REcine 2014

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *