0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Num país que ainda não conseguiu o feito de zerar o número de municípios sem biblioteca, especialmente na área urbana, imagine falar neste tipo de instrumento cultural e educacional nas comunidades rurais. Pois bem, é este o desafio a que se propõe o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Criado há poço mais de dez anos, o Programa já distribuiu mais de dois milhões livros e capacitou cerca de dezoito mil agentes de leitura. “Programa Arcas das Letras surge como mecanismo de apoio que segue, ainda que de forma restrita, promovendo acesso ao livro e estimulando a leitura no meio rural, possibilitando a inclusão e estratégia para o enfrentamento das dificuldades do ponto de vista do acesso ao conhecimento, cultura e lazer”, destaca a coordenadora do Programa Maria Dione Ferreira. Nesta entrevista ela fala da Arca das Letras e dos feitos que ela tem alcançado.

Dione, você poderia, por favor, falar um pouco de sua trajetória profissional?

Possuo formação em Letras com especialização em Orientação Educacional e venho atuando há dez anos em ações de incentivo à leitura em áreas rurais do país, junto ao Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Também atuei na Rede Pública de Ensino, pela Secretaria de Educação do DF [Distrito Federal], na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no período de quatro anos.

Leia o texto completo na edição 33 da Revista Biblioo. Adquira em nossa loja virtual.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Charge Edição 33

Próximo post

Biblioterapia infantil

5 Comentários

  1. 15 de julho de 2014 a 13:49 —

    Olá, acabo de adquirir esta edição e achei muito interessante essa matéria, porém não consegui encontrar nenhum meio de contato com o projeto Arca das Letras, e-mail, facebook…

    Aguardo resposta. Obrigada!

    • Jônathas
      30 de setembro de 2014 a 10:55 —

      Mariana, o email do Arca das Letras: arcadasletras@mda.gov.br

    • Gabriela
      18 de novembro de 2014 a 17:18 —

      Mariana, nosso e-mail é: arcadasletras@mda.gov.br
      Telefones: (61) 2020-0201 / 2020-0246
      Existe Arca sim no seu Estado, são 207 bibliotecas, em 46 municípios, que atendem a 16.001 famílias, já foram entregues 42.943 livros e capacitados 365 agentes de leitura.

  2. Mariana Bastos
    15 de julho de 2014 a 15:32 —

    Olá, acabei de adquirir esta edição e achei muito interessante essa materia sobre a Arca das Letras, porém nao encontrei nenhum meio para contato, e-mail/facebook.
    Estou interessada em saber se o projeto existe no meu estado (Espirito Santo)

    Aguardo respostas, obrigada!

  3. 1 de junho de 2016 a 14:59 —

    Interessante, vou atrás da edição.

Deixe uma resposta