0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Hoje a Cinelândia, no Centro do Rio, foi o cenário de mais um capítulo da história do Brasil. Assim como em um passado marcado pelo autoritarismo, a história parece que volta a se repetir.

Como se sabe, prisões e arbitrariedades eram as marcas de ação do regime militar (1964 – 1985). Nesse contexto a Cinelândia foi palco de momentos de contestação, dentre eles o cortejo fúnebre do secundarista Edson Luís e a Passeata dos 100 mil, ambos ocorridos em 1968.

Atualmente a Cinelândia continua a ser o palco das reivindicações e manifestações dos movimentos sociais, sindicais e da luta dos professores das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro.

A postura das forças policiais mudou muito pouco em relação aos anos de chumbo. O desejo do Estado em sufocar as manifestações acaba dando carta branca aos agentes de segurança pública, que usam a “lei” a seu favor.

Estava marcada para a tarde dessa terça-feira (01/10) a votação na Câmara de Vereadores do plano de cargo e salários para os professores da rede municipal, proposto pela prefeitura. O clima de autoritarismo por parte do poder público já era visível na cidade maravilhosa na parte da manhã. Grades cercavam as escadarias e ruas de acesso a Câmara Municipal, impedindo o direito de ir e vir no espaço público.

Ao iniciar a votação na Câmara, o conflito na parte externa do plenário era marcado pelas explosões das bombas de gás contra a multidão e a truculência contra professores e manifestantes. Além de receber pouco, os professores também tem que apanhar em praça pública. É esse o exemplo que está sendo noticiado para os alunos que estão em casa sem aulas. Ver o seu professor sendo reprimido de forma autoritária é uma humilhação não só para os educadores, como também para os alunos e para a sociedade de uma forma em geral.

Para ter uma noção do que foi a tarde de hoje, confira as fotos da manifestação e depoimento da professora Suzana Gutierrez sobre o autoritarismo das forças policiais. Após ver esse depoimento, se tem certeza que a cada dia que se passa temos de estar do lado desses professores.

[youtube]https://youtu.be/RzC37aNKzWY[/youtube]

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Semana de Biblioteconomia

Próximo post

Sociedade civil se manifesta contra a violência do Estado

Sem comentários

Deixe uma resposta