0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Grazielli e Áurea - Adote um livro e transforme-se - img destaque

A ação cultural “Adote um livro e transforme-se” dá livros novos e usados em ações nas vias públicas de bairros afastados dos centros comerciais da cidade de São Paulo. A equipe de voluntários, liderada pela bibliotecária e criadora do projeto Grazielli de Moraes, coleta doações de livros junto a amigos, desconhecidos, empresas e a todos que tiverem interesse em disseminar a leitura.

A entrega é gratuita e o cidadão pode escolher um exemplar exposto em uma tenda. São distribuídos 500 livros em cada ação. Dentre eles estão lançamentos e clássicos da literatura nacional e estrangeira, publicações infantil, infanto-juvenil, religiosa e de autodesenvolvimento.

Os autores de “Histórias do papai”, Paulo Siqueira e Manoela Calado Siqueira, são voluntários da ação e entregam exemplares autografados às crianças que passam pela barraca de doação. Outros escritores são convidados e a cada ação um autor marca presença nesse contato com o público.

Todas as obras levam uma etiqueta com a identificação do “Adote um livro e transforme-se”.  Com o livro em mãos e acesso à internet (www.adoteumlivro.com.br) o leitor pode digitar o código indicado na etiqueta e, a partir dele, escrever no site o motivo pelo qual escolheu a obra e até sua opinião acerca da publicação.

A proposta do projeto é incentivar a leitura e mobilizar para que os livros sejam passados adiante. A sugestão é ler e dar o livro para outra pessoa. “A iniciativa valoriza o poder da leitura como transformadora da sociedade, tendo em vista levar informação e formação para o indivíduo, além de influenciar no modo de agir, falar e pensar”, afirma Grazielli de Moraes.

Edições realizadas

Ao todo já foram realizadas 12 ações e entregues mais de seis mil livros. As duas primeiras ocorreram na zona leste de São Paulo em espaços fechados. A inicial foi realizada em uma escola pública estadual no bairro de São Mateus; a segunda no Abrigo Mais na Vila Guilhermina.

A entrega dos livros nas vias públicas ocorreu nos bairros de Itaquera (zona leste), Parelheiros (zona sul), Jardim Arpoador (feira livre na zona oeste), Jardim São Domingos (feira livre na zona oeste) e Cidade Tiradentes (zona leste). A equipe atua com autorização das subprefeituras para fazer a doação. Este ano, estivemos na agenda da Virada Cultural.

O Adote um livro e transforme-se também marcou presença nas estações de trem da CPTM em Perus (zona norte), Grajaú (zona sul), Jardim Romano (zona leste) e Corinthians Itaquera (zona leste).

O evento não tem patrocinadores e conta com doações de livros e ação voluntária. Sempre são distribuídos clássicos da literatura nacional e mundial, todos garimpados junto a colaboradores amigos da leitura. Os livros didáticos não entram no projeto.

Grazielli e Áurea - Adote um livro e transforme-se - img1

Informações sobre doações, contato para voluntariado e apoio podem ser obtidas no endereço eletrônico www.adoteumlivro.com, pelo e-mail contato@adoteumlivro.com.br ou no telefone (11)96189-2867 com Grazielli de Moraes. Siga-nos no Facebook: www.facebook.com/adoteumlivroetransformese.

 

Agradecimentos: Áurea Fortes, Carlos Lopes, Paulo Siqueira, Tarsila Fortes, Ana Garcia, Larissa Garcia, Elaine Marcondes, Rafael Lucio da Silva, Marli das Graças.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Naufrágio na caldeira

Próximo post

Com quantas pizzas se faz um Cunha?

1 Comentário

  1. 16 de abril de 2016 a 20:43 —

    Achei muito boa a idéia de doar livros para ler e doar…!!! Parabéns…!!!

Deixe uma resposta