0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada no dia 18 de setembro de 2016, durante o XI Encontro de Diretores e X de Docentes das Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul, foi eleita a nova Diretoria da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). Para compor a gestão 2016-2019 foram eleitos os seguintes profissionais:

Presidente: Marta Lígia Pomim Valentim (Universidade Estadual Paulista – Unesp)

Vice-Presidente: Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)

1ª Secretária: Raquel do Rosário Santos (Universidade Federal da Bahia – UFBa)

2ª Secretária: Gabriela Belmont de Farias (Universidade Federal do Ceará – UFC)

1º Tesoureiro: Oswaldo F. de Almeida Júnior (Universidade Estadual de Londrina – UEL)

2º Tesoureiro: Henry Porcio Cruz de Oliveira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB)

Ações em andamento

Atualmente temos diversos casos de intolerância, racismo, homofobia e preconceitos na sociedade brasileira. Instituições e movimentos sociais estão criando ações e iniciativas para combater essas violações. A própria prova de redação do Exame do Ensino Médio de 2016 procurou discutir propostas para combater a intolerância religiosa no Brasil.

Diante desse cenário, a gestão 2016-2019 da ABECIN está com a proposta de apresentar uma edição especial da Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) que abarque discussões acerca de pesquisas e ações voltadas para o respeito à diversidade de gênero. Para os profissionais que desejarem enviar seus artigos o prazo de submissão vai de 01 de novembro de 2016 até 01 de abril de 2017.

rebecin

A atual gestão também está desenvolvendo o Observatório Social que se propõe a refletir e pensar ações para preservar valores relacionados ao respeito e tolerância à diversidade e igualdade. A ideia é a de disseminar valores e promover reflexões de acordo com os seguintes pontos:

  1. propor ações de conscientização nos Cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia;

  2. incluir este assunto na pauta dos eventos e discussões da ABECIN, por meio dos Encontros Regionais (ERECIN);

  3. publicar uma edição especial da Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) pra divulgar pesquisas, experiências e relatos sobre o tema;

  4. criar um canal para acompanhar/combater casos que envolvam qualquer tipo de assédio ou mesmo intolerância (religiosa, racial, política, de gênero etc.) nos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.

A edição de 2017 do Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação (ERECIN) será realizada na cidade de Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará, entre os dias 05 a 07 de junho. O objetivo é incentivar a área a buscar atualizações de propostas pedagógicas adotadas nos cursos de graduação, promover aperfeiçoamento contínuo de professores e o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para conferir mais a respeito das iniciativas da ABECIN acesse a página da associação no Facebook.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Encontro sobre Bibliotecas e Arquivos da UFF

Próximo post

Dona Ivone Lara recebe Ordem do Mérito Cultural

Sem comentários

Deixe uma resposta