4
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Começou no dia 18 de maio e vai até 24 de agosto, no Museu da República, Rio de Janeiro, a exposição “A política dos memes e os memes da política”, organizada e curada coletivamente por pesquisadores do projeto #MUSEUdeMEMES da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Museu da República.

A exposição é resultado de uma ampla pesquisa pelo universo dos memes de internet, e pretende estimular uma reflexão a respeito do papel que os memes políticos e sobre a política desempenham em nossa sociedade. A atividade integra o Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES, evento de caráter internacional, que trará cerca de cem pesquisadores nacionais e estrangeiros para discutir os memes de internet, e compõe também a programação da Semana Nacional de Museus.

A exposição

Ocupando quatro salas do Museu da República, o antigo Palácio do Catete, que foi sede do poder executivo até a década de 1960, a exposição fará um passeio pela relação entre os memes e a propaganda política e eleitoral, discutindo o caráter persuasivo, o humor e o ativismo presente nesses conteúdos.

Os memes são normalmente entendidos como uma linguagem própria da cultura digital, e circulam sobretudo no ambiente das mídias sociais. Mas a exposição procura abordar também a origem do termo e discute memes anteriores à internet, como jingles famosos, bordões de políticos folclóricos, e muito mais. Há ainda uma sala multimídia inteiramente dedicada ao debate sobre a relação entre memes e fake news.

O movimento #ELENÃO reclama o protagonismo feminino em defesa da democracia e dos diretos das mulheres ameaçados pelo então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro. Acervo: #MUSEUdeMEMES

A exposição é fruto de um conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB) e pelo #MUSEUdeMEMES, um projeto de pesquisa, extensão e divulgação científica, responsável por catalogar memes de internet e produzir pesquisas científicas a respeito do tema.

A realização da exposição é da Universidade Federal Fluminense e do Museu da República, com patrocínio da Capes e do CNPq, e apoio institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (PPGCOM-UFF), e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O simpósio

O Simpósio #MUSEUdeMEMES reúne conferências, seminários temáticos e oficinas com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre 29 e 31 de maio, no Museu da República, Rio de Janeiro. Estarão envolvidos nas atividades cerca de cem pesquisadores nacionais e estrangeiros, dedicados a debater o universo dos memes de internet a partir de diferentes abordagens teóricas.

As conferências trarão reflexões em torno dos memes de internet, seus usos políticos, o humor e a cultura participativa de que os memes são parte integrante. Sete pesquisadores convidados se apresentarão em conferências, entre eles, Ryan Milner (College of Charleston) e Whitney Phillips (Syracuse University), autores de investigações sobre a relação entre os memes, o ativismo digital e a ascensão de grupos políticos de extremistas em fóruns internacionais.

O time de conferencistas será ainda composto por: Wilson Gomes (UFBA), que falará sobre a “cultura da lacração”; Gustavo Leal-Toledo (UFSJ), que discutirá a origem do termo “meme”; Benjamim Picado (UFF), que apresentará uma fala para propor comparações entre o humor dos memes e o das charges políticas; José Messias (UFF), que discutirá a estética da “gambiarra”; e Viktor Chagas (UFF), que trará alguns dos resultados de sua pesquisa com memes políticos.

Além das conferências, pesquisadores e alunos de pós-graduação apresentarão trabalhos em dois espaços de seminários temáticos, durante o evento. São esperados pesquisadores de diferentes instituições e todas as regiões do país.

Serviço

Exposição: A política dos memes e os memes da política

Período: de 18 de maio até 24 de agosto de 2019

Horário: de terça à sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Contatos: museudememes@midia.uff.br; mr.imprensa@museus.gov.br

Simpósio: #MUSEUdeMEMES

Período: de 29 a 31 de maio de 2019

Horário: das 9h às 21h

Site: https://simposio.museudememes.com.br

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Chico e as querelas

Próximo post

CCJF vai receber a primeira edição do Encontro da História do Livro na Biblioteconomia