0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

“É importante porque aqui conta a história local que é do bairro da Maré. A história de um povo batalhador, que lutou pra conquistar o que tem hoje. Seus moradores resistiram às remoções, construindo suas próprias casas e seu próprio chão. Muitos moradores que vêm aqui se emocionam quando veem a suas histórias sendo contadas por imagens e objetos, coisas simples, mas que pra elas significam muito, até porque a maioria dos objetos que existem aqui foram os próprios moradores que doaram. Os objetos são exatamente do jeito que eram na época das palafitas.”

(Alan Silva de Lira, bolsista FAPERJ)

“O Museu da Maré é importante porque tem atividades divertidas, tem biblioteca para pegarmos livros emprestados. Tem o Museu que conta a nossa história, história de antigamente.”

(Alan Vilete da Silva, Comunidade Morro do Timbau)

“É muito importante porque podemos aprender muito com suas oficinas culturais. Aprendemos cidadania, enquanto nossos filhos estão em suas aulas. Estamos sempre em sintonia com as outras oficinas que o Museu oferece. O espaço é muito importante para a comunidade.”

(Andréa Cardoso Valença da Silva, Aluna de artesanato)

“A importância do Museu da Maré pra mim é que é um lugar muito importante em uma comunidade, porque é um meio de cultura que conta a historia deste lugar, que fala como ele era. Além disso, ele tem varias coisas em um lugar só, aqui tem um museu, uma biblioteca que se chama biblioteca Elias José, um lugar onde são exibidas artes e, além disso, têm aulas de rip rop, capoeira, ballet e é por isso que ele é um lugar importante para mim e minha família e ele também fez meu grupo de amigos aumentar”.

(Daniel Moreira da Silva Torres)

“O Museu da maré e seus projetos são importantes para as 16 comunidades. Eu que sou aluna da Escola Municipal Bahia e gosto muito da biblioteca Elias José. Nela dá pra relaxar e se divertir muito e nos leva para um mundo de magia. No Museu temos cursos e atividades culturais que ajudam muita gente. É um lugar pra aprender e dançar e fazer teatro e muito mais. As pessoas que frequentam o Museu sabem o quanto ele é importante para a vida dos jovens, adolescentes, adultos e idosos, que por aqui passam.

Meu nome é Gabriele, sou anos e gosto muito do museu.”

(Gabriele de Oliveira da Silva Correa tem 13 anos e é moradora da comunidade Bento Ribeiro Dantas)

“O Museu da Maré para mim é importante, porque é um lugar que tem a preocupação de zelo, de guardar com carinho arquivos, fotos, peças, utensílios, em fim, tudo que é de suma importância para manter viva a identidade dos moradores da Maré. Mantê-lo aqui, é a certeza de saber que um pedaço de minha história estará sempre vivo. E também poder mostrar as minhas filhas um pouco de como foi minha vida no passado.”

(Jandir Leite Moreira, professor de artesanato)

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Marilene Nunes da Silva

Próximo post

Deficientes Visuais

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *