4
Shares
Pinterest Google+

A bibliotecária Dandara Baçã de Jesus Lima é a nova coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão da administração federal encarregado pela política nacional das bibliotecas públicas. Ela substitui a também bibliotecária Virgínia Bravo Esteves, que estava no cargo desde setembro do ano passado.

A nomeação da nova coordenadora foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 23 de maio e hoje ela foi empossada no cargo. Nas redes sociais bibliotecários se manifestaram positivamente com a escolha de Dandara que tem um histórico de luta em favor dos direitos humanos.

Pela frente a nova coordenadora terá a missão de zerar o número de municípios sem bibliotecas, algo desejado, mas nunca alcançado efetivamente pelas gestões anteriores. De acordo com os dados do SNBP (os dados mais recentes são de 2015), o Brasil tem 6102 bibliotecas públicas municipais, distritais, estaduais e federais, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Dandara assume a coordenação do SNPB, que é subordinado ao Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC),  em meio às incertezas geradas pela saída de Roberto Freire do MinC. Freire resolveu entregar o cargo quando os escândalos envolvendo o nome do presidente Michel Temer vieram à tona recentemente.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comments

comments

Previous post

Comissão organizadora divulga informações preliminares sobre o SNBU 2018

Next post

Projeto de lei prevê o funcionamento da Biblioteca Mário de Andrade 24h por dia