4
Shares
Pinterest Google+

O Museu Nacional, localizado no Bairro de São Cristóvão, no Rio, deu no último dia 6 as atividades em comemoração ao seu aniversário de 199. O evento contou com apresentação e lançamento da logomarca comemorativa dos 200 anos do Museu Nacional, selecionada através de concurso para alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA), com entrega de premiação ao vencedor.

Houve a abertura da exposição permanente No tempo em que o Brasil era mar: o mundo há 400 milhões de anos, visto a partir dos fósseis das coleções do Museu Nacional. Na ocasião também foi aberta a exposição temporária Amigos d’O Museu: 80 anos, a trajetória da Associação Amigos do Museu Nacional.

No mesmo dia houve os lançamentos do livreto 200 anos do Museu Nacional (editado pela Amigos d`O Museu) e do enredo para o carnaval carioca de 2018 da Imperatriz Leopoldinense, que homenageará os 200 anos da instituição.

Mas as comemorações não se encerram por aí. Hoje (9), amanhã (10) e domingo (11) acontecerá o evento Ciência, História e Cultura: o Museu na Quinta da Boa Vista, que contará com várias atividades que acontecem no Palácio do Museu Nacional e na tenda montada na Quinta da Boa Vista. Oficinas, miniexposições e visitas mediadas especiais integram a programação totalmente gratuita.

Oficinas e miniexposições

10h às 16h – Os sambaquianos – história e vida; Arqueobotânica: pistas para o passado; Passeio na Lua; Ciência até os ossos; Aracnídeos: letais ou incompreendidos?; Brincando e aprendendo com o Egito Antigo; O mundo microscópico do grão de pólen; Collembola: esses minúsculos saltadores!; Conhecendo os besouros; Os superinsetos; Diversidade de Hymenoptera: abelhas, vespas e formigas; Os insetos que vivem na água; Insetos: heróis ou vilões?; Conhecendo a Herpetologia; A incrível diversidade dos peixes; Oficina de Paleontologia; Preservação de documentos históricos do Museu Nacional; Cuida bem de ‘MiN’; Conhecendo os Equinodermos; Passeio na Lua; O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos – mediação no Espaço Acessível elaborado pela Seção de Assistência ao Ensino (SAE), e O Museu Nacional através dos sentidos, uma experiência sensorial com parte do acervo didático da SAE.

Visitas mediadas

Visitas mediadas que acontecem apenas nos dias 10 e 11, para grupos de até 20 pessoas.
11h e 15h – O Paço de São Cristóvão.
11h e 15h – A Exposição de Paleovertebrados.

Serviço

Evento: 199 anos do Museu Nacional

Dias e horários: 6 a 11 de junho de 2017 – 10h às 16h

Local: Museu Nacional/UFRJ

Endereço: Quinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro — RJ

Entrada gratuita dias 9, 10 e 11

Entrada gratuita, todos os dias, a partir das 15 horas

Telefone: (21) 3938-1100 | 3938-1123 (NAP)

*Com informações do Facebook da Biblioteca do Museu Nacional

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comments

comments

Previous post

Qual a relação entre bibliotecas, sustentabilidade e meio ambiente?

Next post

O Real Gabinete Português de Leitura e sua importante e imponente biblioteca