0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do Blog da Biblioteca Nacional

João Ubaldo RibeiroA Fundação Biblioteca Nacional lamenta a morte do escritor e jornalista João Ubaldo, Ribeiro, aos 73 anos de idade.

A perda de João Ubaldo Ribeiro abala a literatura brasileira, que perde um dos seus principais expoentes. Deixando mais de vinte obras publicadas, entre contos, crônicas, ensaio e romances, sendo o último “O Albatroz Azul”, de 2009.

Nascido na Bahia, onde iniciou a carreira de jornalista no Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia, também participou de projetos com o cineasta Glauber Rocha, este autor do prefácio de seu primeiro romance Setembro Não Faz Sentido, que legou a João o prêmio jabuti e a admiração do conterrâneo Jorge Amado.

Também conhecido por Sargento GetúlioVencecavalo e O Outro Povo, Viva O Povo BrasileiroO Sorriso do Lagarto e Casa dos Budas Ditosos, a obra de João Ubaldo é marcada pelo regionalismo e oralidade, reconstruindo satiricamente a história e o contexto social brasileiro.

Atuou como roteirista em parceria com Cacá Diegues, em Deus É Brasileiro e colaborava para o jornal O Globo.

Em 2008, o João Ubaldo Ribeiro recebeu o Prêmio Camões de 2008 e desde 1994 ocupava a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, onde seu corpo está sendo velado no Rio de Janeiro.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Os livros e a internet

Próximo post

Morre o escritor Rubem Alves

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *