2
Shares
Pinterest Google+

Lugar de encontro entre pessoas e florestas, uma cidade desenhada por rios e com 39 ilhas. Assim é a cidade de Belém, capital do estado do Pará, que vai sediar entre os dias 30 de maio e 02 de junho, o 3° Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias – RNBC.

Criada em 2015, a Rede tem atualmente mais de 115 bibliotecas espalhadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste com ações de incentivo à leitura, formação de leitores e de políticas públicas do livro e leitura.

Desde a sua formação, a Rede Nacional se reúne presencialmente para aperfeiçoar sua atuação e atividades. Nesse 3° Encontro, a RNBC tem o intuito de fortalecer suas bibliotecas, refletir sobre sua atuação e de seus Grupos de Trabalho de Incidência Política, Comunicação e Mobilização e Articulação.

A Rede visa ampliar suas ações para democratizar o acesso à cultura literária e a promoção da literatura como um direito humano. Também será um momento oportuno para o planejamento do ingresso de novas bibliotecas a Rede e de mobilizações em políticas públicas do livro e leitura.

Além disso, está programado visitações às bibliotecas da Rede Rios de Letras, de Belém, que integram a RNBC. “Essa vivência de olhar outra biblioteca, observar expressões artísticas locais, de estar juntos para desenvolver ações e conhecer outra rede consequentemente potencializa a relação entre a Rede Nacional e suas redes locais” afirmou Mara Esteves, membro do Conselho Gestor da RNBC.

Bibliotecas espalhadas pelo estado do Pará

Formada em 2016, a Rede Rios de Letras é um fórum democrático que visa reunir e fortalecer as bibliotecas comunitárias do estado do Pará, para que elas se tornem espaços que garantam o direito à leitura e a disseminação do conhecimento e da cultura. A Rede tem 10 bibliotecas comunitárias atuando no estado.

“Receber  o Encontro da Rede Nacional vem fortalecer as perspectivas de crescimento  da rede local para  a  formação de leitores em todo o estado do Pará” afirmou Fátima Afonso, gestora da Rede Rios de Letras e membro do Conselho Gestor da RNBC.

Serviço

Evento: 3º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias
Data: 02/06/017
Local: Fundação Cultural do Pará – Centur
Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré, Belém
Horário: 08h às 12h

Inscrições: https://goo.gl/RlVtI3

 

 

Cartaz do 3° Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Foto: divulgação

*Com informações da RNBC

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comments

comments

Previous post

Festival apresenta experiências exitosas no campo da comunicação sindical e popular

Next post

“Despercebido e ausente como um fantasma”