5
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

As obras da Biblioteca Comunitária de Jardim Gramacho, comunidade de Duque de Caxias, município da região metropolitana do Rio, estão a pleno vapor. Mas para que os trabalhos sejam concluídos, os voluntários que tocam o projeto precisam da ajuda da sociedade, o que pode ser feito por meio de um crowdfunding, uma espécie de “vaquinha” virtual.

Conforme explica Lucha Aguiar, que é voluntária da ONG TETO, o projeto da Biblioteca nasceu em 2015 de uma parceria entre moradores da comunidade e os voluntários da Organização Não Governamental. Hoje a estrutura do prédio, construída com painéis de madeira pré-fabricados, já está de pé, sendo necessários os últimos acertos para que, enfim, o espaço possa cumprir sua função que é a de servir a comunidade.

Para que a obra chegasse ao ponto em que está hoje, foram arrecadamos fundos para pagar o material através da venda de comidas e bebidas na comunidade e em eventos do TETO, além da realização de um bingo no bairro.

Início das obras de construção da Biblioteca Comunitária de Jardim Gramacho. Foto: divulgação

“A rede elétrica ainda precisa ser instalada, a varanda e a cobertura externa precisam ser construídas e o verniz para proteger a madeira que sustenta nossa casa precisa ser comprado. Como todo esse material exige custos financeiros, pedimos a contribuição de todos e esperamos que vocês entrem nesse projeto junto com a gente”, esclarece a voluntária.

Lucha explica que o projeto da biblioteca veio de uma ideia dos moradores da comunidade, tirada de uma das prioridades que eles já tinham dito que precisavam (água, energia elétrica e educação). “Em meio que um sonho para os moradores a construção da biblioteca veio como uma esperança de mudar a comunidade e ajudar seus filhos, pois uma vez que a biblioteca esteja funcionando, poderemos promover oficinas de leitura para as crianças e usando o espaço externo, com uma varanda, para viabilizar outros projetos, voltado à educação e sem falar outras oficinas de artesanatos com os moradores”, projeta.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comments

comments

Postagem anterior

Concorra a uma inscrição gratuita na Jornada da Biblioterapia

Próximo post

“Concurso seguiu estritamente as determinações legais”, diz Luiz Milanesi sobre a disputa para professor titular na ECA/USP