0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A semana começou com a triste notícia da morte deste grande expoente da Biblioteconomia: Edson Nery da Fonseca. A notícia provocou comoção entre os profissionais em virtude, sobretudo, de sua atuação marcante, seja do ponto de vista técnico, seja do ponto de vista intelectual.

Nery fez história: fundou a biblioteca da Universidade de Brasília (UnB) e o Departamento de Biblioteconomia daquela Universidade. Também fez polêmica: defendia a substituição da formação em nível de graduação dos bibliotecários pela de pós-graduação.

Escreveu muito, uma obra vasta, sobre assuntos diversos, que influenciou e continua a influenciar estudantes e profissionais. Amigo de longa data de Gilberto Freire, tornou-se o principal divulgador de sua obra, proferindo palestras em diversas ocasiões até que as limitações em sua saúde o impedisse.

Pensando nisso, a 33ª edição da Revista Biblioo traz aos seus leitores uma matéria sobre este importante pensador da Biblioteconomia nacional.

Esta edição especial de aniversário traz também uma série de textos importantíssimos para contribuir com a reflexão de seus leitores acera de temas variados, tais como: a importância do Serviço de Referência nas Unidades de Informação; a utilização da leitura como prática terapêutica; a enxurrada de informações as quais estamos submetidos e por ai vai.

Como não poderíamos passar batidos no mês da Copa, trazemos um texto sobre a memória do futebol e as instituições que se dedicam a salvaguardar este material, física e virtualmente.

Esperamos enormemente que o conteúdo aqui apresentado contribua de alguma forma com sua vida profissional, acadêmica ou pessoal. Boa leitura!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comments

comments

Postagem anterior

Edson Nery da Fonseca

Próximo post

Serviço de Referência